A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (Sedes), realizou nesta quinta-feira (15) uma programação voltada à Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, data celebrada neste 15 de junho. As ações aconteceram nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) de Juazeiro.
Participaram os idosos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo (SCFV) dos CRAS Quidé, Tabuleiro e João Paulo II. “Levamos informação para a pessoa idosa das nossas comunidades que utilizam do serviço do CRAS. Realizamos uma roda de conversa a respeito dos tipos de violência, exemplificamos situações que às vezes podem não parecer violência, mas que se enquadram como a negligência e violência financeira ou econômica, por exemplo”, destacou o diretor da Proteção Social Básica, Jadilson Oliveira.
Além dos tipos de violência, também foi abordado com o grupo, os direitos da pessoa idosa e a rede de assistência deste público. “É importante que o idoso conheça a sua rede de apoio e proteção como o próprio CRAS, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), o Conselho do Idoso, entre outros”, explicou a supervisora de núcleos do SCFVI, Joicy Benvindo.
Dona Iraildes, 80 anos, participou da ação no CRAS do João Paulo II e ficou por dentro dos seus direitos. “Maravilhosa esta palestra. Tudo que nos foi falado aqui está na lei e eu mesma acho que muitos idosos estão sendo muito mal tratados”, disse.
Na quarta-feira (14), a ação em alusão ao Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa foi realizada no CRAS Malhada da Areia com dinâmica realizada pelas assistentes sociais e psicóloga do CRAS sobre a temática.
Fonte: Ascom
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.
Ansiedade já é a terceira causa que mais afasta o brasileiro do trabalho em 2024
Outubro Rosa: Prefeitura de Juazeiro realiza mutirões de saúde noturno nesta quarta-feir...
Polícia Civil prende o homem suspeito de assassinar o personal trainer Giovanny Diniz
Personal trainer foi assassinado nesta segunda (21) em Petrolina
Roni Figueiredo - Coluna Social